segunda-feira, junho 13, 2005

EAPs

Malta, é assim: meti agora no repositório o EAP do projecto pronto para ser usado como "master", isto é: vocês sacam o ficheiro "Replica.EAP" (vem qdo fizerem update) e trabalham em cima dele. Depois, podem adicionar esse ficheiro ao repositorio (façam um rename, sff, para algo q identifique esse novo ficheiro como sendo do vosso "grupo"; algo como "Replica-Arquitectura.EAP" ou isso). Assim, amanhã (terça), é só irmos buscar todas essas replicas e fazermos uma sincronização com a master (o Projecto.EAP), sem termos o risco de andarmos a perder partes dos vários modelos.

Lembrem-se:
1- sacar o ficheiro "Replica.EAP"
2- fazer rename para algo "legível" (q identifique o vosso grupo/pedaço do domínio/etc)
3- meter no repositorio SVN
4- trabalhar apenas em cima do novo ficheiro.

(Telmo: é aquela cena de q falámos com o Gonçalo Gaiolas, se te lembras)

JS

domingo, junho 12, 2005

Malta, eu sei que já é um "bocadito tarde" :P para esta, mas só agora é q se me deparou este problema e ninguém me lembrou/avisou/alertou/etc para este:

É assim, vocês qdo chamam um serviço normalmente devolvem um ObjectContainer, para poderem trabalhar com os objectos "desligados" da BD. Ora, o problema está em se vocês querem adicionar novos objectos à BD (ou quiserem mudar dados) ... Adicionam-nos ao ObjectContainer; e o que acontece a seguir?
Se não fizerem o "playback" do ObjectContainer para a BD, acabam por perder essas mudanças/adições. Portanto, é assim: eu vou agora fazer um serviço (ServicoGuardarObjectos) que vai receber um ObjectContainer (ao qual vocês adicionam objectos, removem objectos, alteram dados dos objectos, etc) e vai desbobinar o ObjCont para a BD. Vocês só têm que, no fim de cada WebForm/interacção/qq coisa que possa alterar esse ObjCont, chamar esse serviço.
Um exemplo disto é a criação de Operações (na Gestão de Obras). No caso de uso VisualizarOperações, não é preciso chamar esse serviço no fim da interacção, pq nada mudou no ObjCont de certeza. No caso de uso RealizarOperações, é preciso chamar esse serviço pq possivelmente temos novas operações adicionadas.

Se alguém não tiver percebido/tiver dúvidas, fale comigo.

JS

mail que enviei por causa da ultima reuniao

ola a todos.

envio este mail para definir o que cada um vai fazer no relatorio e para definir a data da nossa ultima reuniao para juntarmos o trabalho efectuado.

Como se pode ver pela documentaçao exigida pelo prof, temos o seguinte:

D1. Descrição da organização do projecto: descrevendo-se em particular a metodologia adoptada, os papéis e tarefas realizadas, um cronograma (e.g., em MS-Project) com a identificação das tarefas, pessoas e tempos associados.

Esta parte parece-me consensual que serei eu a escrevê-la.

D2. Requisitos e Análise do Sistema: descrevendo-se em particular (1) modelo de domínio; (2) modelo de casos de utilização; (3) modelo de organização geral do modelo de análise; (4) modelo de 1 ou 2 processos de negócio considerados relevantes.

Ok, esta é a parte em que o trabalho se divide.

(1) Quanto ao modelo de domínio, pretende-se não só ter o diagrama lá espetado no relatório, mas também uma descrição desse modelo justificando as decisões tomadas na sua concepção.
(2) Em relação aos casos de uso, idem, contendo cada caso de uso a sua descrição textual com cenários alternativos, etc... Cada equipa dentro dos seus módulos organiza-se nestas duas matérias.
(3) O modelo de organização geral do modelo de análise fica a meu cargo.
(4) O modelo dos processos de negócio considerados relevantes fica a cargo do Rui Peixe, Ricardo Brízido e Ricardo Ferreira, como tinha sido solicitado por eles :P...

D3. Desenho do Sistema: descrevendo-se em particular (1) modelo de instalação do sistema; e (2) modelo de componentes de desenho (apenas para um sub-sistema).

Esta parte fica a cargo do João Saraiva, como também julgo que seja consensual.

D4. Apresentação final do projecto (do ficheiro PPT e ou outro formato).

Isto vemos depois...

Espero que já tenham a vossa parte de codigo finalizada, para poderem começar agora a trabalhar no relatorio e terem-no pronto na terça feira e juntarmos assim tudo.

Estava a pensar termos reuniao na terça feira la pras 19h aki no inesc pra juntarmos o prototipo numa versao final, assim como as partes que cada um fez do relatorio e assim podermos logo imprimir e gravar um cd, com o prototipo e os ficheiros do EA (isto é mto importante, nao se esqueçam!), deixando cá já o projecto para o prof no dia a seguir...

Digam o que pensam acerca disto, e se a data, hora e local vos convem ou proponham outra altura/local, mas tem que ser na terça, ok?

Respondam pra todos...

Cumprimentos,
Telmo Nabais

Mais alterações

Alterei o FillNewDatabase.asmx para ter lá também um webservice para limpar a BD. Pode dar jeito quando têm a BD muito pesada com dados que criaram para testar as vossas webforms.

Alterei também o Servico.cs (do modelo de domínio, não da camada de Serviços) para ter os atributos privados.

Não me estou a lembrar de mais nada, mas se houver algo eu aviso.

Qualquer coisa, perguntem-me.

Cumps
JS

quarta-feira, junho 08, 2005

Firewalls...

Já agora, para quem use firewalls da tanga (i.e., ZoneAlarm): têm que desligar a firewall quando estiverem a testar a aplicação, senão nunca mais saem do ecran de login...

JS

FAQ

Meti uma FAQ online. Está em http://ottawa.inesc.pt/PFSI/ , na dir Projecto. Está a ser actualizada...

JS

Já agora, visto que o Telmo me esteve a perguntar, e a dúvida tem a sua razão de ser:

Vejam se nas vossa Path do sistema (vão a System->tab Advanced->Environment Variables->System Variables->Path) têm lá as duas entradas seguintes:

C:\Programming\FastObjects_.NET_Trial\runtime\bin e C:\Programming\FastObjects_.NET_Trial\bin (adaptem isto para a dir. onde instalaram o FastObjects, claro...).

Se não tiverem lá isto, acrescentem. É porque isto é preciso para o ASP.NET encontrar umas dlls do FastObjects.

E, já agora, isto dependendo da maneira como o vosso SO atribui as permissões por omissão, mas de qq modo façam isto: seleccionem as directorias ProjectoJupiterBase e ProjectoJupiterDic e vão às propriedades delas. Vão à tab Security, carreguem em Add, escrevam na caixa de texto grandalhona "ASPNET" e façam Check Names. Se ele completar aquilo com o nome do vosso computador, etc. tudo bem (algo do género OTTAWA\ASPNET ), então estão no bom caminho. Façam OK. Seleccionem o user que adicionaram (ASPNET), e seleccionem a checkbox que diz Full Control (na coluna do Allow). E pronto. Isto foi só para deixarem o ASP.NET aceder à BD. Pus isto aqui pq no meu portatil nao houve problema com isto, mas aqui no Ottawa deu...

JS

terça-feira, junho 07, 2005

Mais alguma coisa...

Como está no log do SVN:

O login já está feito.

Vejam exemplos no form de login e no form PaginaInicial.aspx (vai ser apagado daqui a pouco tempo).

Já trata bem os casos de expiração da sessão.
Têm é que, no Page_Load de cada WebForm q criem, meter uma chamada a "Utilities.VeSeHaUtilizadorLogado(this);" . Chato, eu sei, mas não consegui meter uns handlers aqui a funcionar, portanto tem mesmo q ir assim.

Já agora, esqueci-me de vos dizer ontem: se quiserem mexer em objectos carregados da BD (para leitura e/ou para escrita) têm que meter aquilo dentro de um ObjectContainer (como eu fiz no ServicoAutenticar.cs, vejam lá como fiz) e depois acedem a isso. De qq modo, têm essa documentação toda com o FastObjects, como vos mostrei ontem.

Modelo de domínio

Adicionei o modelo de domínio.

Visto q a porra do EA não gera getters/setters (mas que grande ferramenta isto nos saiu...) e mete os atributos como public (way to go...), agradecia que, à medida que vocês precisassem de aceder a atributos nas classes, fossem alterando isso (metendo o atributo como private e adicionando getter/setter protected ou public, dependendo do contexto).

Fiz agora o serviço de autenticação. Criei também um Empregado com username="admin" e password="admin" . Têm também o Login.aspx a invocar o serviço de autenticação. Podem usar tudo isto como exemplo.
Para mais detalhes, vejam o log no svn.

JS

segunda-feira, junho 06, 2005

Reunião de segunda feira

Olá pessoal,
lamento mas não vou poder comparecer hoje na reunião pois tenho um projecto para entregar até à meia noite, se me pudessem dizer quais as conclusões e o que foi feito neste meeting era fixe que assim amanhã começo já a bombar nisto.

Fiquem bem
Ricardo

quarta-feira, maio 25, 2005

BD a bombar fine por aqui

Malta, era só para dizer que a BD finalmente está a bombar bem, pelo menos aqui por estes lados.

Já agora, a versão Trial é "algo" (_bastante_) limitada, pelo que têm que ter o FastObjects instalado em cada computador em que estejam a desenvolver. :-( C'est la vie...

E têm que alterar o ficheiro FastObjects.cfg (na raiz do nosso projecto - ProjectoJupiter/ProjectoJupiter ), para reflectir a localização da directoria do projecto (e, consequentemente, a BD) no vosso computador. Têm tb q alterar o ficheiro Servico/ObjectScopeProvider.cs para reflectir a localização do ficheiro FastObjects.cfg no vosso computador.
Em suma, é só alterar esses 2 ficheiros para corrigirem as directorias :-) .

Já agora, posso considerar definitivo o modelo de domínio que está no repositório? É que preciso disso para começar a fazer algumas cenas, para vocês poderem começar a bombar nisto a sério...

Cumps
JS

P.S.: Quando começarem a ter problema em aceder à BD, matem o processo do ASP.NET . Trust me.

terça-feira, maio 24, 2005

Malta, não falta nada...?

O título diz tudo. Segundo o SVN, ninguém alterou o modelo de domínio. Não se esqueçam de meter atributos, corrigir problemas, etc.

Entretanto, eu vou gerar o código e começar a fazer uns testes preliminares com isto.

Vá, eu sei que é chato... mas tentem ter uma versão final disto o mais rápido possível, ok?

Entretanto, eu tb vou ver se trabalho um pouco mais nisto... a ver se meto a BD a funcionar.

Cumps
JS